O objetivo do projeto é gerar informações meteorológicas precisas e confiáveis das variáveis climáticas podendo ser acessados através de aplicativo FieldClimate acompanhando os dados da Estação: TEMPERATURA DO AR, UMIDADE RELATIVA DO AR, PRECIPITAÇÃO, VELOCIDADE DO VENTO, EVAPOTRANSPIRAÇÃO, MOLHAMENTO FOLIAR, além de PREVISÃO DO TEMPO para um raio de até 10 Km.
Compor dados de molhamento foliar da região de Bebedouro, disponibilizados ao Fundo de Defesa de Citricultura – Fundecitrus, onde através de outras 80 estações meteorológicas do estado de São Paulo, coleta dados meteorológicos, classifica o risco de ocorrência da doença conhecida como Podridão Floral do Citrus e envia alertas que ajudam o citricultor a realizar as aplicações de fungicida no momento correto, evitando pulverizações desnecessárias. Uma importante ferramenta para tomada de decisão sobre a necessidade ou não, de realizar pulverizações para controle do fungo Colletotrichum, que colabora para uma redução de até 75% das aplicações e dos custos de controle da doença.
A Podridão Floral dos Citros é uma doença causada por diferentes espécies de fungos dos complexos Colletotrichum acutatum e C. gloeosporioidessistema, sendo associados ao número de eventos consecutivos de chuvas com períodos de molhamento prolongados. As epidemias da doença são explosivas quando esses períodos de molhamento ocorrem várias vezes durante o florescimento.